Como fazer o descarte correto dos EPIs

Como fazer o descarte correto dos EPIs

Todos os EPIs têm prazo de validade e inevitavelmente precisaram ser descartados. Como deve ser feito o descarte?

Em primeiro lugar, os EPIs devem ser analisados pelo tipo de utilização. Se o EPI teve exposição a produtos químicos, o EPI deve ser descartado separadamente com uma indicação de que se trata de um equipamento com potencial de contaminação. Deve ser colocado em uma sacola de plástico com a identificação.

É importante que os EPIs expostos a produtos químicos e tóxicos sejam colocados em tambores próprios para resíduos infectantes e que recebam a classificação de Resíduos Classe I, assim receberão destinação correta. Já o EPI sem contaminação, mas que mesmo assim estejam impróprios para o uso, devem ser separados por seu tipo de material. Após a separação ele poderá ser destinado ao lixo reciclável, caso isso não seja possível, também pode ser descartado como lixo comum.

 É sempre adequado consultar o certificado de aprovação, prazo de validade e garantia de cada EPI. Para que o prazo de validade possa ser respeitado e para que seja descartado de forma correta, assim prevenindo contaminações, evitando a utilização do equipamento com condições inapropriadas e contribuindo com segurança e responsabilidade.

__________________________________________________________________________________________________

LETICIA OLIVEIRA | Ambiental
Destra Brasil | Personal Protective Equipment
E-mail: leticia@destrabrasil.com.br

www.destrabrasil.com.br

Deixe uma resposta