Gestão de EPI: como melhorar a utilização na sua empresa

Além de obrigatório, a utilização de EPI (Equipamento de Proteção Individual) é muito importante para a saúde dos seus colaboradores

A utilização do EPI (Equipamento de Proteção Individual ) é exigido por lei para pessoas que trabalham em lugares considerados insalubres. De acordo com a CLT, no Art. 166, “as empresas são obrigadas a fornecer gratuitamente aos seus empregados os EPIs adequados para cada função, além das devidas orientações para usar corretamente o equipamento”.

Os EPI’s são dispositivos ou um produto individual destinado à proteção de riscos em seus trabalhos que apresentam perigo. Cabe à empresa fornecer, mas é de responsabilidade dos funcionários cuidarem de cada um dos seus equipamentos de proteção.

A AGN EPI é especialista no assunto e nos mostrou algumas dicas de como utilizar melhor os equipamentos para que durem mais e ainda ajudam a proteger os seus colaboradores:

1- Não ofereça EPI’s apenas por conta da legislação, é preciso entender que a proteção é importante para que os seus colaboradores possam trabalhar com segurança e qualidade.

2- Evite reutilizar os EPI’s, para que a sua eficiência seja aproveitada ao máximo, use equipamentos em bom estado.

3- Faça testes antes de disponibilizar os equipamentos. Utilize colaboradores de sua confiança para saber a qualidade dos equipamentos.

4- Controle a saída e entrada dos EPI’s. Este ponto é essencial para que o setor responsável pelo fornecimento dos equipamentos possa controlar e saber quem está utilizando. Também é importante para ações judiciais.

5- Treinamentos são muito importantes para que os colaboradores entendam a importância e a forma de usar corretamente os EPI’s.

Fonte: Terra

Deixe uma resposta