Importância do uso de EPIs

Todo tipo de trabalho que possa trazer algum risco físico ao trabalhador é necessário o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) . É dever da empresa garantir que os trabalhadores façam o uso adequados dos mesmos.

O uso dos equipamentos de proteção individual é estabelecido pela norma NR 6, onde os EPIs são disponibilizados de forma gratuita para que o trabalhador desempenhe suas funções dentro da empresa.

Os EPIs devem ser usados durante todo expediente de trabalho seguindo todas as determinações da organização. No caso de equipamentos danificados ou perdidos, é responsabilidade da empresa substituí-lo imediatamente.

O uso correto dos EPI evita problemas para o trabalhador e para a empresa, alem de garantir que a atividades sejam feitas com mais segurança e eficiência.

É importante o uso de EPI para proteger os profissionais individualmente e garantir a saúde e a segurança do trabalhador em seu ambiente de trabalho.  Geralmente são utilizados esses equipamentos  para proteção auditiva, respiratória, visual, facial, proteção da cabeça, das mãos e dos pés, sendo em alguns casos necessários equipamentos antiqueda. Vale lembrar que os equipamentos necessários variam de acordo com as funções exercidas pelo funcionário.

Leia também:

Como fazer o descarte correto dos EPIs

_________________________________________________________________________________________________

LETICIA OLIVEIRA | Ambiental
Destra Brasil | Personal Protective Equipment
E-mail: leticia@destrabrasil.com.br

www.destrabrasil.com.br

Deixe uma resposta